Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Novamente Geografando

Este blog organiza informação relacionada com Geografia... e pode ajudar alunos que às vezes andam por aí "desesperados"!

Os maiores desertos do Mundo

Mäyjo, 08.04.20

deserto.jpeg

 

Deserto, em Geografia, é uma região que tem pouca precipitação. Muitos desertos têm um total anual de precipitação inferior a 400 mm.

Uma consequência desta característica é serem regiões quentes e áridas e por isso serem também áreas com pouca vida.

Além dos desertos quentes, podemos também encontrar os desertos frios, como são os casos da Antártida e no Ártico. 

 

1 – Antártida (13.829.430 km2)

Por estranho que possa parecer a Antártica surge nesta lista, pois, apesar do muito gelo, esta é uma grande área na qual a evaporação ultrapassa a precipitação.

 

2 – Ártico (13.726.937 km2)
Se o primeiro lugar em extensão territorial está no Polo Sul, o segundo está no Polo Norte. O deserto do Ártico é outra área fria que, apesar do gelo, tem também uma evaporação muito superior à precipitação anual. Estas áreas também são conhecidas como desertos polares ou desertos frios.

 

Na lista dos maiores desertos, os desertos que se seguem são desertos quentes.

 

3 – Saara, no Continente Africano (9.100.100 km2)
Surge em terceiro lugar o grande deserto do Saara, que é também conhecido por ser o maior deserto de areia em extensão territorial.

 

4 – Deserto da Arábia - Oriente Médio (2.300.000 km2)

É um deserto localizado na região da Arábia Saudita. As temperaturas variam entre os 40°C e até 50°C no período mais quente e de 5°C a 15°C no período mais frio.

 

5 – Deserto de Gobi - China (1.300.000 km2)

É um extenso deserto entre a região norte da República Popular da China e região sul da Mongólia, a palavra Gobi significa deserto em mongol. A temperatura média anual é de -2,5°C a 2,8°C.

 

6 – Deserto de Kalahari - sul da África (900.000 km2)

Abrange áreas do sul da África e é gerado devido as condições atmosféricas locais, como a corrente marítima fria de Benguela que atua na costa sudoeste da África.